Política maia


Governo

 No período de apogeu da civilização maia, é muito provável que as cidades maias tivessem sido sociedades teocráticas e pacíficas. As guerras que ocorriam na maioria delas era para obterem prisioneiros para serem sacrificados aos deuses. 

 Os Maias tiveram um governo descentralizado, ou seja, um território dividido em estados dependentes, ainda que nos últimos tempos, houveram caciques que governavam vários centros.

 O chefe supremo era assessorado por um conselho entregado pelos ahcuchcabado.Os chefes das aldeias eram os leotaboob, com funções cíveis, religiosas, militares e sacerdotais, estes, por sua vez tinham seu conselho. O chefe militar era o “el nacom”, unica autoridade eleita, por um período de 3 anos.

      O grupo sacerdotal era, em realidade, o de maior poder, pois além da autoridade religiosa tinha em suas mãos todo o conhecimento científico, que era o fundamento da vida da comunidade. O sumo sacerdote se chamava ahau tan ( senhor serpente ) e controlava os rituais e a ciências, escrevia os códices, tanto religiosos como históricos e administrava os templos.